Organização Científica
 
Logística Operacional
 
Mundiconvenius
Av. 5 de Outubro, 53-2º andar
1050-048 Lisboa
apdpnreuniao@mundiconvenius.pt
Tel: +351 213 155 135

 

MENSAGEM DE BOAS VINDAS

CELEBRAR 4 DÉCADAS

 

Foi em 1978 que foi fundada a Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, no mesmo ano em que nascia, em Inglaterra, Louise Brown.

A génese, a história e as “estórias” da SPMR já foram celebradas em registo videográfico aquando da celebração dos 35 anos, no Congresso da Figueira da Foz.

Decorridas 4 décadas de prática de Medicina da Reprodução em Portugal, é agora o momento de exaltar a contribuição para o tratamento da infertilidade, para a realização de muitos sonhos e projetos. Tantos quantas as crianças nascidas com a ajuda daqueles que diariamente dão o seu melhor por esta causa.

As mudanças foram chegando. A um ritmo por vezes surpreendente; desde os protocolos de estimulação ovárica, à ICSI, ao DGPI, à monitorização contínua do desenvolvimento embrionário, com as descobertas decorrentes da abertura de novos mundos.

Mas as mudanças não se limitaram às técnicas. Assistimos também a mudanças sociológicas. Novos paradigmas. Novos conceitos de infertilidade e de cuidados reprodutivos.

A prática é cada vez mais exigente!

Nos últimos anos procurámos responder aos desafios que fomos identificando.

Lançámos as bases para a disponibilização de técnicas de preservação do potencial reprodutivo nos doentes oncológicos. Hoje, uma realidade ineludível em todos os centros de PMA do país, prontamente acessível a todos o que têm a sua fertilidade ameaçada por uma terapêutica inadiável. E com uma resposta nacional estruturada e baseada em recomendações nacionais, alicerçadas em reflexões e trabalhos multidisciplinares.

Empenhámo-nos também na prevenção primária da infertilidade, respondendo a uma necessidade da população jovem cuja literacia de saúde é ainda insuficiente. Apesar de toda a informação estar disponível, à distância de um clic…

Cuida da tua fertilidade foi uma campanha que atingiu um grande alcance, despertou consciências, motivou discussões, e certamente continuará a suscitar algumas reflexões.

Regressamos à Figueira da Foz, onde tudo começou, há 40 anos atrás e há 5 anos atrás. Fechamos um ciclo com um programa ambicioso e atual, esperando a vossa participação massiva.

Terminamos este mandato com a sensação de dever cumprido e a satisfação de ver crescer a SPMR, em número de associados, com novas áreas de atuação e em participação viva e empenhada.

Teresa Almeida Santos

Presidente da SPMR